Conheça os Cartazes Oficias e o impacto que eles geraram durante a primeira Guerra Mundial



A primeira Grande foi marcada pelas suas batalhas travadas em trincheiras, desenvolvimento de novas tecnologias para suporte militar e a entrada dos Estados Unidos em 1917. Somado a isso, a comunicação foi um dos maiores aliados durante a guerra, sendo utilizado como ferramenta e estratégia de combate. Um dos principais meios de comunicação dessa época para conquistar a opinião pública sobre o conceito de guerra, eram os cartazes ou pôsteres. 


Os cartazes foram predominantes para o meio publicitário durante a guerra, divulgando à temática militar para atrair a população civil e influenciar em suas ações, como por exemplo o alistamento militar. Quando Reino Unido entrou para a primeira Grande Guerra (4 de agosto de 1914), ela possuía um pequeno número de soldados em seu exército, além disso não possuía uma lei de recrutamento obrigatória. Dessa forma, o governo londrino produziu pôsteres para estimular o recrutamento militar sendo que um dos seus cartazes mais famoso foi com o Lord Kitchener apontando para frente e com os dizeres, “Seu País precisa de você”. 

Outro cartaz que repercutiu nessa época foi “Step Into Your Place”, traduzido com “Entre no seu lugar”, na qual se refere aos civis Britânicos se reunindo para ir à guerra. No Cartaz mostra uma Grã-Bretanha unido carregando suas ferramentas de trabalho e logo a frente os civis se transformando em soldados de infantaria, porém, agora segurando armas e equipamentos militares.

Esses tipos de cartazes tinha o intuito de explorar o nacionalismo, que era bastante presente nesse tempo. ‘Muitos dos soldados se lançavam nos campos de batalha defendendo, acima de tudo, a soberania de sua nação”, diz Eric hobsdawn em sua obra A Era dos Impérios. 

Além disso, o governo não utilizou os cartazes apenas para engajar a população para o alistamento, mas também para o racionamento de alimentos e patrocínio militar. Afinal, nada melhor do que aproveitar o melhor meio de comunicação da época para comover a população sobre a guerra. 

“Preserve os produtos perecíveis. Se você tem um pomar, você deve fabricar conservas” 


Aumento da Xenofobia

União do Império Britânico: ‘'Uma vez alemão – sempre alemão’'

Em tempos de guerra tudo vale para motivar o patriotismo, nesse meio ocorreu uma alta taxa de xenofobia contra os inimigos de guerra. Criticando sua cultura e suas ideias. 


Valorização da Mulher no campo de trabalho industrial 

As mulheres tiveram um papel importante para o incentivo dos homens para o recrutamento militar. Sendo que algumas campanhas militares descreviam que as mulheres e criação precisavam de proteção, esse era um dos estopins para os homens se apresentarem no exército. No entanto, as mulheres deixaram de lado os aventais de cozinha e vestiram os macacões de fabricas para trabalharem nas indústrias dando suporte aos soldados que estavam na guerra e as necessidades civis.


"Para cada lutador, uma mulher trabalhadora. 

Ampare a nossa segunda linha de defesa" (Imagem esquerda) 

"Se você falhar, ele morre. Ele poderia ser seu filho, ajude-o agora"(Imagem da direita) 

A primeira Guerra Mundial apresentou vários fatos e conceitos como vimos, a publicidade foi uma delas, na qual foi bastante explorada pelo governo através dos clássicos Cartazes Oficiais.

  
   
 


';