Como se formam os rastros de nuvens que as aeronaves deixam no céu

Como se formam os rastros de nuvens que as aeronaves deixam no céu
imagem/ William Hook  



Quando as aeronaves voam através das nuvens, elas deixam rastros visíveis. Estes são chamados de "trilhas de nuvens" ou "contrails" (que significa "trilhas de vapor de água condensada ou rastro de condesação"). Eles são formados como resultado da umidade do ar gelado e da criação de cristais de gelo. O contrafiltro resultante é uma mistura de gelo e vapor de água. Estes efeitos de rastreamento de nuvens também são comumente chamados de trilhas de condensação, trilhas de vapor ou trilhas químicas. Embora muitas pessoas acreditem que estas marcas visuais sejam causadas por algum tipo de programa secreto do governo ou guerra química, isto não poderia estar mais longe da verdade.

Neste artigo, vamos explorar a ciência por trás de como as aeronaves deixam rastros de nuvens no céu.

Qual é a ciência por trás do rastreamento das nuvens?

As nuvens se formam quando o ar quente entra em contato com uma superfície fria. O ar quente esfria, se torna mais denso e cai. À medida que o ar quente desce, ele também é puxado em direção à superfície fria, formando nuvens. A maioria dos contrails das aeronaves é formada como resultado do ar quente e úmido ser repentinamente resfriado ao passar sobre uma aeronave voando em altas altitudes, onde o ar é muito frio. O resfriamento repentino do ar faz com que ele se condense e forme cristais de gelo. Estes cristais de gelo são o que vemos como contrails no céu.

Como são formados os rastos de nuvens?


Quando o vapor de água no ar entra em contato com as asas e a fuselagem de uma aeronave, ele é instantaneamente vaporizado e depois congela em minúsculos cristais de gelo. O vapor congelado é iluminado pela luz do sol e cria o contra filme visível. Os cristais de gelo são suspensos no ar, mas acabam caindo do céu. É por isso que os contrails desaparecem após alguns minutos. Se a temperatura do ar estiver abaixo de zero, os cristais de gelo permanecem no ar e formam um fluxo de cristais de gelo atrás da aeronave. Este fluxo de umidade é o que conhecemos como um contrafiltro. A temperatura do ar deve estar abaixo do congelamento que é a umidade alta para formar um contrafiltro. Se a umidade for muito baixa, o vapor de água simplesmente evaporará sem formar cristais de gelo. A temperatura do ar deve estar abaixo de zero para congelar o vapor d'água em cristais de gelo.

Por que as aeronaves deixam contrails no céu?

Os contrails são formados como resultado do vapor de água que entra em contato com as asas e a fuselagem de uma aeronave. O vapor d'água forma instantaneamente cristais de gelo. Estes cristais de gelo criam um contrail visível no céu à medida que são iluminados pela luz solar. À medida que os cristais de gelo caem no chão, eles também evaporam em vapor de água. O vapor de água é levantado pelos ventos predominantes e levado em direção ao solo tornando-se parte de uma nuvem. Como os cristais de gelo foram formados a partir do vapor de água vindo de uma aeronave, as nuvens resultantes são conhecidas como "nuvens de contrafiltro".

Formação e temperatura do contra-industrial

A formação de contrails depende da temperatura do ar. Se o ar estiver abaixo de 38 graus negativos, está muito frio para formar um contrafilme. Se o ar for mais quente que isso, ele começará a formar cristais de gelo. Se o ar estiver entre menos 10 e menos 38 graus Celsius, é apenas uma questão de umidade e velocidade do vento para decidir se o ar vai formar um contrafiltro. A umidade é importante porque ela determina a quantidade de vapor de água no ar. Quanto mais vapor de água houver, mais provável é que o ar forme cristais de gelo quando entrar em contato com uma aeronave.

A velocidade do vento também é importante, porque determina a rapidez com que o vapor d'água é transportado para longe da aeronave. Se o vento for lento, o vapor de água de uma aeronave será transportado lentamente para longe da aeronave e, portanto, terá mais tempo para esfriar e formar cristais de gelo.

Postar um comentário

0 Comentários

';